sexta-feira, 23 de março de 2012

Francisco Anysio de Oliveira Paula, 80 anos de muita história !


Hoje, 23/03/2012, morre um dos maiores ícones do humor e da televisão Brasileira, Francisco Anysio de Oliveira Paula, mais conhecido como "Chíco Anysio". Após três meses internado, sofreu uma parada cardiorrespiratória causada por falência múltipla dos órgãos. O óbito foi confirmado pelo hospital às 14h52min desta sexta-feira. 
Chico, nascido no Ceará, chegou a completar 65 anos de carreira e criou ao longo destes, mais de 200 personagens, com destaques na TV, rádio e teatro. Foi no rádio que surgiram seus primeiros personagens cômicos, ainda na década 50. Seu talento para imitar vozes e inventar personagens era notável, e em 1957 entra para a TV RIO com o programa ''Aí vem Dona Isaura'', aparecendo, pela primeira vez, o Professor Raimundo. "Chico Anysio Show", seu programa de maior sucesso, foi ao ar na década de 60, pela TV RIO, e por fim, na rede GLOBO onde Chico já trabalhava desde 1969. Foi nesta emissora que surgiram seus maiores personagens, entre eles destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990) e "Escolinha do professor Raimundo".
Alguns desses personagens retratavam um pouco da história da televisão brasileira e do cotidiano das pessoas,  como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares, e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.
Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). O ator também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação do programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90. 
Chico completaria 81 anos no próximo dia 12 de abril, e deixa oito filhos, entre eles Bruno Mazzeo que parece seguir os passos do pai, não só como humorista, mas também como ator e roteirista. Só nos resta agradecer a este homem que contribuiu não só para o crescimento da televisão brasileira, mas também na criação de um humor inteligente e inspirador para tantos outros humoristas.
Como ele sempre dizia:
- '' E o salário, óóóóó! ''.


 Obrigado Chico Anysio, vá com Deus! 

Um comentário:

Jeh disse...

Ótimo texto, rs. Sentiremos falta!